Durante o primeiro semestre de 2024 foram desenvolvidas atividades extensionistas em parceria com duas escolas estaduais localizadas nas adjacências do DCTA: EE Euclides Bueno Miragaia (Vila Nair) e EE Pedro Mazza (Jardim da Granja).
Ao todo, foram realizados 16 projetos, sendo 8 em cada uma das escolas parceiras; envolvendo 81 estudantes do ITA, no escopo das disciplinas HUM-62 (Execução de Projetos de Tecnologia Engajada) e HUM-70 (Tecnologia e Sociedade), tendo esta última o maior quantitativo dos estudantes, atendendo às turmas 28.1 e 28.2.
Os projetos desenvolvidos contemplaram eixos como o desenvolvimento de habilidades sociotécnicas e socioemocionais; preparação acadêmica; infraestrutura das escolas e realizaram também apoio às atividades pedagógicas com as metodologias STEAM e Maker.
Foto: Visita à EE Pedro Mazza em abril de 2024.
A Escola Pedro Mazza participou pela primeira vez das atividades do pFEC e as demandas foram desenhadas a partir da necessidade de ofertar mais pontos elétricos no laboratório de informática. A apresentação das Olimpíadas Científicas e mobilização de estudantes para a participação da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), contou com treinamentos e mobilização para que os estudantes da Mazza participassem da primeira fase da Olimpíada (04/06). A escola teve 9 estudantes do nível 3 aprovados para a 2ª fase, que ocorrerá em outubro. Uma cartilha com cronograma das próximas olimpíadas foi elaborada, bem como um roteiro de como estudar pela plataforma do Núcleo Olímpico de Incentivo ao Conhecimento – NOIC, oportunizando desse modo que os estudantes continuem engajados nessas atividades.
Foto: Feira de Ciências na EE Pedro Mazza em junho de 2024.
No que diz respeito à preparação acadêmica, os alunos extensionistas puderam contribuir socializando suas experiências como estudantes, ex-vestibulandos e compartilhar conhecimentos sobre gestão de tempo realizando workshop com os líderes de turma a fim de se apropriarem de aplicativos que os auxiliem a organizar a rotina de estudos.
As possibilidades de continuidade de estudos após o Ensino Médio foram focos de ação que contaram com a divulgação de vestibulares e carreiras militares, apoiando dessa forma os projetos de vida dos jovens da educação básica. Foi realizada uma visita ao DCTA em parceria com vários laboratórios, permitindo com que os estudantes conhecessem laboratórios e atividades realizadas no campus. O encerramento dos projetos ocorreu com a realização de uma Feira de Ciências e uma Competição de Foguetes, ocasião em que a comunidade escolar interagiu de forma lúdica, aprendendo física e química de forma interdisciplinar.
Foto: Lançamento de Foguetes na EE Pedro Mazza em junho de 2024.
A EE Euclides Bueno Miragaia, participa pela 4ª vez do pFEC e nesta edição os estudantes gremistas realizaram trocas de experiências sobre rotina de estudos e desafios no âmbito socioemocional. Sob orientação de professores da escola, estudantes do ITA desenvolveram experimentos relacionados aos tópicos que estavam sendo trabalhados no bimestre, oportunizando mais atividades práticas. Como forma de fomentar a interdisciplinaridade e incentivar de modo especial as meninas a ingressarem em carreiras científicas, foi realizada parceria com a STEM2d ITA oportunizando o desenvolvimento de laboratórios rotacionais à comunidade escolar. A Sala de Leitura também foi foco de atenção das atividades desenvolvidas, o acervo da escola foi divulgado em forma de uma campanha, utilizando diferentes suportes como cartazes e redes sociais a fim de incentivar a prática de leitura.
Foto: Pintura do mural na EE Euclides Bueno Miragaia em junho de 2024.
Ocorreu também a confecção de um mural proporcionando um momento de descontração e reflexão sobre o cotidiano, sintetizando o semestre parafraseando Mano Brown “É necessário sempre acreditar que o sonho é possível. Que o céu é o limite e você, truta, é imbatível”.
Foto: Apresentações finais dos projetos no ITA em junho de 2024.
Para mais informações acesse o Relatório Parcial (2024.1):
Comentários