Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
top of page
  • labctsita

Invitación: Las Ingenierías Comprometidas y el Buen Vivir en Latinoamérica


18/06/2024

14h Colômbia - 16h Brasil


A engenharia, em todas as suas especialidades, envolve tomar decisões que influenciam a maneira como o mundo é concebido e construído. Ao longo de sua história, ela teve uma forte relação com interesses bélicos e empresariais, agravados pelo fato de que a educação em engenharia reproduz modelos mentais que reforçam o status quo da separação entre tecnologia e política, do conservadorismo e do conformismo. No entanto, destaca-se a existência de vertentes voltadas para a transformação social, atualmente marginais, que efetivam intervenções engajadas e criam espaços de educação ativa que transcendem o paradigma da engenharia convencional. Essas vertentes possuem abordagens e metodologias diversas, nascidas em diferentes contextos latino-americanos, e que são reunidas sob o guarda-chuva das ‘Engenharias Engajadas’. Ao mesmo tempo, o conceito de ‘Bem Viver’, derivado das lutas indígenas, desponta como uma plataforma de movimentos antihegemônicos e pós-coloniais na América Latina na busca de outros mundos possíveis.

Utilizando-se destes dois aportes, das Engenharias Engajadas e do Bem Viver, esta pesquisa concentra-se na reflexão crítica a partir da perspectiva da engenharia, com o objetivo de transformar sua prática. O estudo foi realizado de forma qualitativa, com base na Sistematização de Experiências, identificando 57 entrevistas realizadas em 17 países latino-americanos. A síntese resultante oferece um modelo conceitual das experiências das Engenharias Engajadas e sua relação com o Bem Viver, fornecendo critérios para avaliar, e recomendações para fortalecer essas iniciativas disruptivas. Com isto, busca-se incentivar mais indivíduos e coletivos a desempenharem um papel ativo na construção de uma engenharia alternativa capaz de enfrentar as múltiplas crises e fraturas civilizatórias.

Esta live tem o objetivo de apresentar os resultados da tese de doutorado, e convidar a todas, todes e todos interessados a debater as potencialidades e desafios no campo da Engenharia Engajada e do Bem Viver na América Latina, ou seja, avançar, apesar de todos os obstáculos , para outras engenharias e outros mundos possíveis.


Invitación (1080 x 1350 px)
.pdf
Fazer download de PDF • 722KB

5 visualizações0 comentário

Commentaires


bottom of page