Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
top of page

INSCREVA SEU TRABALHO - GT08 – CTS, teoria & prática e ação política

  • labctsita
  • 2 de jun.
  • 2 min de leitura

Prezadas/os,


Convidamos a todas/os a submeter trabalhos para o nosso Grupo Temático 08 - CTS, teoria & prática e ação política do 11º Simpósio Nacional de Ciência, Tecnologia e Sociedade, (evento bianual da Associação Brasileira de Estudos Sociais das Ciências e das Tecnologias - ESOCITE.BR) dias 17, 18 e 19 de setembro de 2025 na Universidade Federal do Pará (Belém-PA) (https://11simposioesocite.ufpa.br/).


O tema do evento é “Que futuro estamos construindo? Ciência, tecnologia e a urgência da ação climática” e detalhes sobre a proposta do nosso GT 08 segue abaixo:


O prazo para envio das propostas é 23 de junho


Resumo:


Mais do que um movimento de ideias, o movimento Ciências-Tecnologias e Sociedade pressupõe a mediação teoria & prática, via práxis, como forma de pautar ou subverter a pesquisa e o desenvolvimento tecnocientífico, de modo a colocar os benefícios sociais proporcionados pela ciência e tecnologia a serviço de fins coletivos, críticos e solidários. Assim, as bases epistemológicas e pautas de pesquisa necessitam ser radicalmente democratizadas, com a finalidade de promover o desenvolvimento amplo de outras sociedades possíveis. Para tanto, tal desenvolvimento deve estar compromissado com os interesses públicos, ser acessível a todas/os e ser construído em conjunto com os grupos sociais e comunidades diretamente implicados (co-criação), num processo que proporcione diálogo e construção de conhecimento, assim como empoderamento e emancipação.

Nesse sentido, este grupo de trabalho visa debater experiências que articulam o pensar e o agir para a compreensão e a solução de problemas reais complexos. Aliada aos fundamentos das tecnologias sociais e da engenharia engajada, esta proposta procura debater experiências sustentadas na teoria & prática, visando enfrentar problemas estruturais da sociedade brasileira e pensar e agir na construção de alternativas de futuro capazes de proporcionar aprendizado, cidadania e emancipação. As perguntas que aqui emergem são muitas: o que transformar? (quais as prioridades de mudança para diferentes atores no campo? Que ideias alternativas estão em questão?); como transformar? (quais intervenções defendemos e quais recusamos?); quais os condicionantes de possibilidade? (que contextos são necessários para ações de práticas transformadoras?).


Objetivos:


  • Debater experiências pedagógicas inter e transdisciplinares (universidades) e políticas (redes, movimentos, políticas públicas) que sejam capazes de descolonizar saberes e desafiar os Estudos CTS com ações práticas e articuladas com atores sociais;

  • Discutir as novas tendências da relação entre ensino, pesquisa e extensão nos Estudos CTS, incluindo ferramentas, concepções e os desafios de uma extensão transformadora;

  • Refletir sobre o enfrentamento de problemas reais a partir da busca da emancipação, da solidariedade e da ação cidadã em territórios específicos;

  • Avaliar experiências em projetos sociotécnicos que envolvam, perspectivas interepistêmicas e construção participativas.


Coordenadores: Fábio Luiz Tezini Crocco (Instituto Tecnológico de Aeronáutica – ITA), Ricardo Jullian da Silva Graça (UFRJ), Roberta de Fátima Rodrigues Coelho (IFPA), William Santos de Assis (UFPA).Debatedora: Sandra Rufino (Universidade Federal do Rio Grande do Norte)


Inscreva seu trabalho neste GT em https://www.11esocite.eventos.dype.com.br

 

 
 
 

Comments


bottom of page