Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
top of page
  • labctsita

Publicação - Descolonizando a filosofia da tecnologia


"Descolonizando a filosofia da tecnologia: aprendendo com as abordagens ascendentes e descendentes do projeto técnico decolonial"


Cristiano Codeiro Cruz


Philosophy & Technology - 2021


A teoria decolonial entende que a modernidade ocidental segue se impondo por meio de um aprisionamento triplo que se reforça e se configura mutuamente: colonialidade do poder, colonialidade do saber e colonialidade do ser. O projeto técnico tem um papel essencial tanto na manutenção quanto na superação da colonialidade. Neste artigo, duas abordagens principais para descolonizar o projeto técnico são apresentadas. Primeiro, as propostas de Yuk Hui e Ahmed Ansari que, revisitando ou recuperando as diferentes histórias e filosofias da tecnologia produzidas pela humanidade, pretendem descolonizar as mentes de filósofas/os e engenheiras/os/ arquitetas/os/ designers como uma precondição para que tais projetos decoloniais ocorram. Eu as chamo de abordagens descendentes. Segundo, algumas iniciativas de projeto técnico que, sendo desenvolvidas juntamente com pessoas marginalizadas/subalternas, pretendem co-construir soluções sociotécnicas decoloniais por meio de um diálogo de saber comprometido, descolonizador e cuidadoso. Eu as chamo de abordagens ascendentes. Feito isso, a segunda metade do artigo deriva consequências ontológicas, epistemológicas e políticas da conjugação de abordagens descendentes e ascendentes. Tais consequências desafiam alguns entendimentos estabelecidos ou ainda não totalmente superados na filosofia da tecnologia (FT) e, ao fazê-lo, pretendem representar algumas etapas da descolonização da FT. Mesmo que as abordagens descendentes e ascendentes sejam consideradas, as principais contribuições do artigo estão associadas a práticas de projetos técnicos decoloniais (ascendentes), cujas metodologias e resultados são casos de estudo importantes para a FT e cujos praticantes (ou seja, projetistas decoloniais) podem ser tomadas/os como exemplos inspiradores para filósofas/os que desejam descolonizar/ampliar a FT ou torná-la decolonial (ou seja, uma forma de promover a decolonialidade).



Cruz, C.C. Decolonizing Philosophy of Technology: Learning from Bottom-Up and Top-Down Approaches to Decolonial Technical Design. Philos. Technol., 2021. https://doi.org/10.1007/s13347-021-00489-w



132 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page