Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
top of page

Publicação – “Desconstruindo mitos tecnocráticos: a importância dos Estudos CTS e da Extensão Engajada”

labctsita

Os docentes Fábio Crocco e Nilda Oliveira publicaram em 2024 o artigo intitulado “Desconstruindo mitos tecnocráticos: a importância dos Estudos CTS e da Extensão Engajada” na Revista Brazilian Journal of Development (https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/index).

 

O artigo aproxima os estudos em Ciência Tecnologia e Sociedade (CTS) das ações extensionistas engajadas no enfrentamento de desafios socioambientais com a finalidade de problematizar e criticar os chamados mitos tecnocráticos (e.g. neutralidade, determinismo, salvacionismo e tecnocracia).

 

São notórios os esforços históricos e as conquistas cognoscentes dos estudos em Ciência Tecnologia e Sociedade (CTS) para o exercício da crítica e da reconstrução, em bases profundas, rigorosas e realistas, do fazer científico e tecnológico. Mas, diante das resistências de discentes e docentes, os autores defendem a necessidade de construir estratégias diferentes as das fundamentadas unicamente no trabalho teórico desenvolvido em disciplinas acadêmicas. Assim, o artigo busca contribuir com o debate da mediação de teoria e prática como estratégia de compreensão e enfrentamento dos mitos tecnocráticos e, portanto, da importância da prática extensionista mediada à teoria para potencializar o desempenho dos Estudos CTS.

 

A pesquisa foi embasada na experiência acadêmica dos autores junto à disciplina HUM-70 – Tecnologia e Sociedade – e ao Laboratório de Cidadania e Tecnologias Sociais (LabCTS) do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA).

 

 

Como citar:

CROCCO, F. L. T.; OLIVEIRA, N. N. P. Desconstruindo mitos tecnocráticos: a importância dos Estudos CTS e da Extensão Engajada. Brazilian Journal of Development[S. l.], v. 10, n. 6, p. e70778, 2024. DOI: 10.34117/bjdv10n6-058. Disponível em: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/70778. Acesso em: 7 feb. 2025.

 
 
 

Comments


bottom of page