Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
top of page
  • labctsita

Publicação do livro "Arte na formação em Engenharia: reflexões e conexões"




Este livro é dirigido de modo especial a vocês, estudantes e professores de cursos de Engenharia, e tem como objetivo possibilitar a reflexão e conexão entre algumas áreas de conhecimento específico com a Arte, nas modalidades – música, cinema, fotografia, literatura e papelaria. Evidentemente que estudantes de cursos técnicos e tecnológicos, assim como os professores desses cursos, também poderão se beneficiar destes escritos. Este livro é decorrente de uma disciplina eletiva denominada Arte e Engenharia, criada em 2012, para estudantes de graduação em Engenharias, do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Acreditamos que a formação proposta neste livro, integrando arte, ciência e técnica, visa justamente contribuir, através de perspectivas inter e transdisciplinares, com o desenvolvimento ético, político, social e humano do profissional em Engenharia.


Os três organizadores deste livro – Fábio, Denise e Claudete – são os professores que criaram a disciplina HUM-33 Arte e Engenharia e que a ofertaram anualmente no ITA de 2012 a 2021. Cada um tem formação em área diferente: Fábio em Ciências Sociais, Denise em Piano e Psicologia e Claudete em Letras e Psicanálise. Acreditamos que, se por um lado, nossas formações em diferentes áreas e com diversificados fundamentos teóricos podem contribuir para o tratamento da Arte na formação em Engenharia, pois esta profissão exige, muitas vezes, tomadas de decisões para além da técnica, por outro, falta-nos a formação em Engenharia o que, consequentemente, nos limita a estabelecer uma articulação mais visceral entre as áreas. Por isso, este livro pretende apresentar um olhar sobre as conexões entre Arte e Engenharia, sem a pretensão de esgotar a discussão a respeito do tema, para estudantes e professores de Engenharia (e outros cursos técnicos e tecnológicos).


Os professores e pesquisadores que assinam os capítulos deste livro contribuíram com a disciplina, em uma ou mais edição, com a oferta de aulas, com diálogos ou com a criação e desenvolvimento de algum projeto junto aos alunos.


(Os organizadores)


Livro publicado em fevereiro de 2023.

10 visualizações0 comentário
bottom of page