“O Ecomuseu dos Campos de São José tem como objetivo promover o empoderamento comunitário e a valorização do patrimônio cultural e ambiental nos bairros Jardim Diamante, Jardim Americano e Campos de São José, vizinhos à Refinaria Henrique Lage (Revap), proporcionando um novo olhar das pessoas para a comunidade em que vivem, identificando os pontos positivos e questões a melhorar, mas sempre com foco naquilo que eles mesmos podem resolver.
Faz isto a partir da identificação e valorização do patrimônio cultural local. Ao serem colocadas frente a frente com seus saberes, e valorizadas exatamente naquilo que são capazes de fazer, as pessoas se potencializam e iniciam uma tomada de consciência de seu papel na comunidade, no desenvolvimento do território. Propõem soluções para os problemas enfrentados coletivamente e agem em prol do bem comum. Para tanto, são propostas ações de identificação, seleção, salvaguarda e difusão do patrimônio cultural local”. Fonte: http://ecomuseusjc.blogspot.com/p/saiba-mais.html
A parceria entre o LabCTS e o Ecomuseu de São José dos Campos foi estabelecida através do Programa Formação de Engenheiros e Cidadania – pFEC, durante o ano de 2019. Os alunos do ITA visitaram e dialogaram com os moradores do Jardim Americano no primeiro e segundo semestre e, no segundo semestre de 2019 ainda visitaram e dialogaram com os moradores do Jardim Diamante.
Usando algumas metodologias ativas, especialmente de pesquisa-ação e design thinking, os alunos elaboraram e realizaram alguns projetos junto às comunidades, dos quais destacamos a projeção de uma pista de corrida no campo aberto do bairro Jardim Americano; construção coletiva de um Jornal do Bairro, para consolidar os saberes e fazeres do Ecomuseu nos bairros em que atuam; elaboração de instrumentos musicais feitos pelos alunos de Ensino Fundamental 1, na escola do Jardim Americano.
Para os alunos do ITA esse diálogo com os pesquisadores do Ecomuseu e com os membros das comunidades, nos dois bairros, contribuiu sobremaneira para a formação cidadã de nossos futuros engenheiros.
Comentários