Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. SOBRE | LabCTS
top of page

Sobre o Laboratório de Cidadania e Tecnologias Sociais

O Laboratório de Cidadania e Tecnologias Sociais (LabCTS) visa pesquisar e implementar novos conceitos e práticas no Ensino de Engenharia integrando Ensino, Pesquisa e Extensão nas áreas da inovação social e da criatividade colaborativa.

 

O foco é o desenvolvimento de competências de hard e soft skills em projetos de engenharia mão-na-massa, com desafios de soluções sociotécnicas 'fora da caixa'. Para tanto, o LabCTS formaliza parcerias com entidades do Terceiro Setor e atores da sociedade civil e fomenta trabalhos interdisciplinares entre a Engenharia, as Ciências Humanas e as Ciências Sociais Aplicadas, entre outras áreas disciplinares.

 

O interesse de pesquisa incide sobre a relação entre elementos técnicos e não técnicos (humanos e sociais), no plano geral nas relações entre Estado, mercado e sociedade civil, e no plano específico na elaboração e avaliação de projetos e ações de engenharia.

 

Especial interesse reside na resolução de problemas sociais, na inovação social e na avaliação de políticas públicas. Parte-se de reflexões críticas de múltiplas fontes teóricas, visando a busca de um desenvolvimento sustentável, centrado no bem-estar humano, na justiça social e na inclusão, e atuando a partir dos conceitos de Tecnologia Social, Engenharia Engajada, Pesquisa Ação e Design Thinking.

bottom of page