Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. HISTÓRICO | LabCTS
top of page

Nossa história 

Percursos, sentidos e ações do Laboratório de Cidadania e Tecnologias Sociais (LabCTS)

O LabCTS é o resultado de duas fases de desenvolvimento: um período de incubação a partir de 2009, e um período de maturidade a partir de 2018. 

 

A primeira etapa deste processo foi a criação em 2006 de uma nova disciplina obrigatória para os alunos de graduação do primeiro ano no ITA, chamada “Tecnologia e Sociedade” (Hum-70), que trabalha questões dos Estudos da Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS). Essa disciplina era inicialmente apenas teórica, e a partir de 2018 passou a incluir projetos.


Em 2009, foram criadas duas eletivas focadas em projetos de extensão engajada em comunidades da região: “Tópicos de Tecnologia Social” (HUM-61) e “Tecnologia Social, Educação e Cidadania” (HUM-73), ofertadas para alunos do segundo ao o quinto ano. Tratam-se de eletivas de 32 horas (16 semanas), integrando aprendizagem mão-na-massa, imersão junto a parceiros da sociedade civil, e reflexão teórica em sala de aula. Desde 2009, foram mais de 30 projetos sociotécnicos desenvolvidos por mais de 120 alunos.

Essas eletivas foram inicialmente orientadas para projetos em escolas públicas na periferia de SJC, e mais tarde o foco mudou para aplicações de engenharia com comunidades e organizações da sociedade civil, a exemplo da construção de um triturador de biomassa para pequenos agricultores e a produção de brinquedos matemáticos a partir de restos de MDF. Além disso, incluiu projetos de empreendedorismo social, como um projeto de geração de renda baseado nos talentos das mulheres em situação de vulnerabilidade da Associação de Mães e Amigas do Pinheirinho - AMAP. Enquanto HUM-61 é dedicada às fases de construção do projeto, e HUM-73 é a sua sequencia, com a fase de teste e implementação do projeto.

A partir de 2012, algumas atividades conjuntas com o D-Lab / MIT (https://d-lab.mit.edu/) foram realizadas, como a colaboração e participação em três IDDS - International Development Design Summit: em São Paulo (2012), na Colômbia (2015) e na Amazônia brasileira (2016). 

Em novembro de 2013, uma equipe do ITA, incluindo o futuro Vice-Reitor do ITA Carlos Henrique Ribeiro (Eng. de Computação), Profa. Silvia M. Damião e Prof. John B. Kleba (ambos das Humanidades), e Profa. Carmen Belderrain (Gestão), e o aluno Lucas Santana, visitaram o D-Lab (Development through Dialogue, Design, and Dissemination) no MIT, para estudar um modelo de cooperação e de instalação de um modelo similar de laboratório adaptado ao ITA.


Em março de 2014, a Prof. Amy Smith, coordenadora do D-Lab/MIT e agraciada com o MacArthur Fellowship, visitou o ITA para ministrar workshops.

 

Em 2013, inspirado no D-lab, criou-se o “Laboratório de Cidadania e Inovação” (CI-Lab ou C-Lab). Entre 2014 e 2017, CI-Lab empreendeu alguns projetos comunitários financiados, envolvendo pesquisa, desenvolvimento tecnológico e extensão. Entre os diversos projetos desenvolvidos, além de minicursos e salas abertas, destacam-se os seguintes: 

Projeto “Bacia de Evapotranspiração em Comunidade Ribeirinha” (agosto 2014 - julho 2015), financiado pela Turma 61, em colaboração com Prof Nadiane Kruk, da Engenharia Civil/ITA, Prof Silvia Damião, IEFH/ITA e Prof John Kleba, IEFH/ITA, e três alunos do ITA com bolsa de pesquisa do CNPq, Lucas Santana, Giuliana Warda Scola de Moraes e Mark Matern. Mais detalhes clique aqui.

O Projeto “Rede de Comunicação”, construiu uma rede de comunicação digital na comunidade amazônica Boa Vista do Acará (BVA), no estado do Pará, com o objetivo de criar oportunidades de inclusão digital e usos inteligentes da internet por populações de baixa renda. 

Trata-se de um projeto vinculado ao IDDS (International Development Design Summit) Amazon 2016, coordenado por Débora Leal e o D-lab/MIT (http://www.iddsamazon.org/). A coordenação logística ficou a cargo de Prof. John Kleba (CI-lab/ITA) e (IDDS), e a coordenação técnica com Prof. Aldebaro Klautau (Lasse/UFPA) e Prof. Cecília César (Comp/ITA). O projeto contou com apoio financeiro da T61 e envolveu a participação de três alunos da computação. Ainda, dois alunos do ITA (Raquel Issa e Rafael Yamagata) foram selecionados para a participação no IDDS Amazon em julho de 2016. Mais detalhes clique aqui

Projeto Solaris Enactus/ITA. Em 2016, uma equipe Enactus/ITA foi formada trabalhando em estreita interação com o CI-Lab, com o Prof. Kleba na função de conselheiro, e com projetos financiados pela ITAEX e Fundação Ford. Enactus é um organização internacional de empreendedorismo social baseada na competição de equipes universitárias em a nível nacional e internacional (http://www.enactus.org.br/). 

 

Entre outros, a ITA Enactus desenvolveu projetos de energia solar (desenvolvimento de aquecedor solar de baixo custo, capacitação, e instalação de placas fotovoltaicas em escola) na comunidade de ribeirinhos Beira-Rio, em São José dos Campos, obteve o segundo lugar na competição nacional Enactus em 2017. Houve também projetos em escolas da região, como a Espiral. Mais detalhes clique aqui

Em 2018 criou-se o pFEC, com ampliação da equipe de professores envolvidos, e a institucionalização dos projetos de extensão engajados na disciplina obrigatória de HUM-70, que passou a combinar teoria com projeto. Mais detalhes clique aqui.

 

Em 2019, o CI-Lab foi rebatizado de LabCTS - Laboratório de Cidadania e Tecnologia Social. O LabCTS atualmente dispõe de uma sala formal e conta com cinco membros permanentes (quatro docentes e um pós-doutorando) e diversos professores e profissionais colaboradores. 

bottom of page