Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
top of page
  • labctsita

Instalação de Internet Livre em Monteiro Lobato-SP

Atualizado: 25 de ago. de 2020



Em 2018 o pFEC teve como um dos parceiros a associação ‘Portal Sem Porteiras’, como parte da Coolab Redes Livres, em conjunto com a Associação de Moradores do Bairro do Souza, Monteiro Lobato, SP, município a 40 km de São José dos Campos. O “Portal” desenvolve a inclusão digital no meio rural, por meios de hardware e software de desenvolvimento próprio, bem como pela apropriação comunitária das tecnologias do internet.



Em torno da metade dos alunos de HUM-70 se engajaram desenvolvendo projetos junto ao “Portal”. Realizamos visitas de ônibus, com apoio da Aeronáutica, e deslocamentos com a pick-up de Hiure (Portal), para uma subida na torre de conexão de Internet entre SJC e Monteiro Lobato. Foram realizadas diversas dinâmicas no local, com Moradores do Bairro, assim como a instalação de mais um ponto de internet em morador rural, com a participação dos alunos do ITA. Também organizamos Salas Abertas com o ativista Hiure do Portal no ITA, em mais de uma ocasião.



A Coolab (https://www.coolab.org/) fomenta iniciativas de redes comunitárias no Brasil, e está vinculada a redes internacionais. A instalação de provedor comunitário junto à Associação de Moradores do Bairro do Souza, segue a capacitação de como operar e implementar a topologia MESH em situação real, incluindo a realização de oficinas pela Coolab para domínio de hardware e software, bem como sobre a vinculação dos usos do internet à necessidades dos moradores, da escola e de pequenos produtores locais.


69 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Yorumlar


bottom of page