ITA fortalece a formação cidadã e tecnológica com atuação em seis escolas públicas de São José dos Campos
- labctsita
- há 11 minutos
- 2 min de leitura
Primeiro semestre de 2025 é marcado por impacto social e parcerias estratégicas por meio do LabCTS e do

A trajetória dos estudantes do ITA até chegar à instituição serve de inspiração para que os alunos da Rede Pública busquem re-signifiquem sua relação com os estudos
O primeiro semestre de 2025 foi marcado por uma significativa expansão das ações de extensão do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) em São José dos Campos. Com apoio do financiamento da Reitoria do ITA, 110 estudantes da graduação participaram de 18 projetos extensionistas, dos quais 16 foram realizados em seis escolas públicas da cidade e dois em parceria com cooperativa de coleta de materiais recicláveis.
As atividades foram organizadas pelo Laboratório de Cidadania e Tecnologias Sociais (LabCTS) e integraram as disciplinas HUM-26 (Direito Ambiental para Engenharia) e HUM-70 (Tecnologia e Sociedade). Por meio do Projeto de Formação em Engenharia e Cidadania (pFEC), os estudantes atuaram em campo a partir de demandas reais das comunidades escolares e dos parceiros comunitários.


Os projetos foram organizados em três grandes eixos: alfabetização científica, olimpíadas de conhecimento e sustentabilidade. As ações envolveram desde a criação de jogos, oficinas e plataformas digitais até a produção de cartilhas, guias e materiais de apoio para clubes juvenis e iniciativas escolares. Todos esses produtos passaram a compor um repositório de boas práticas em tecnologias sociais, com potencial de reaplicação em outras instituições.
Além do impacto direto nas escolas, os estudantes do ITA puderam desenvolver competências essenciais para a formação cidadã e profissional, como empatia, escuta ativa, planejamento, trabalho em equipe e inovação. A construção de soluções conjuntas com as comunidades escolares reforçou o compromisso com uma engenharia engajada e socialmente responsável.


Essas experiências também contribuem para o avanço da política de extensão universitária e para a implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), com destaque para a qualidade da educação e a redução das desigualdades. Com a consolidação de metodologias como o Design Thinking Social e a Pesquisa-Ação, o ITA reafirma seu papel na formação de engenheiros capazes de atuar de forma crítica, colaborativa e comprometida com a transformação social.
Comments