Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Visita à Cooperativa de Reciclagem São Vicente (SJC)
top of page
  • labctsita

Visita à Cooperativa de Reciclagem São Vicente (SJC)

Atualizado: 25 de ago. de 2020



A Cooperativa de Reciclagem de Materiais São Vicente de Paulo é uma das responsáveis pela reciclagem de resíduos sólidos urbano na cidade de São José dos Campos. Localizada na zona leste da cidade, a Cooperativa faz a triagem e destinação correta e eficiente de papel, plástico, metal, vidro e óleo vegetal usado. Gerando trabalho e renda para mais de 30 famílias. Fonte: https://cooperativadereciclagem.wordpress.com/



A parceria entre o LabCTS e a Cooperativa São Vicente foi estabelecida através do Programa Formação de Engenheiros e Cidadania – pFEC, durante o ano de 2019. Parte das turmas do 1º ano do ITA visitaram e dialogaram com os catadores e gestores da Cooperativa para identificar eventuais necessidades e co construir possíveis soluções.



Usando algumas metodologias ativas, especialmente de pesquisa-ação e design thinking, os alunos elaboraram e realizaram alguns projetos junto à comunidade, dos quais destacamos um protótipo de ar condicionado ecológico; mesa ergonômica para reciclagem de vidro; criação de páginas de divulgação da Cooperativa nas redes sociais, entre outros projetos que foram muito bem avaliados e aceitos pela comunidade.

290 visualizações0 comentário
bottom of page