Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. pRC | LabCTS
top of page

Projeto Rede de Comunicação na comunidade Boa Vista do Acará-PA

 

O Projeto “Rede de Comunicação”, construiu uma rede de comunicação digital na comunidade amazônica Boa Vista do Acará (BVA), no estado do Pará, com o objetivo de criar oportunidades de inclusão digital e usos inteligentes da internet por populações de baixa renda. 

Trata-se de um projeto vinculado ao IDDS (International Development Design Summit) Amazon 2016, coordenado por Débora Leal e o D-lab/MIT (http://www.iddsamazon.org/). A coordenação logística ficou a cargo de Prof. John Kleba (CI-lab/ITA) e (IDDS), e a coordenação técnica com Prof. Aldebaro Klautau (Lasse/UFPA) e Prof. Cecília César (Comp/ITA). O projeto contou com apoio financeiro da T61 e envolveu a participação de três alunos da computação. Ainda, dois alunos do ITA (Raquel Issa e Rafael Yamagata) foram selecionados para a participação no IDDS Amazon em julho de 2016.

Foram instalados 4 Antenas Ubiquiti Airgrid M5 HP Ag-hp-5g27 27dbi Nano Loco; 2 caixas de 304m do Tough Cable; Caixa Hermética (2 caixas herméticas para 2 PoEs). A UFPA, por sua vez, colocou à disposição o sistema para monitorar o link do Acará e um firewall para resguardar a segurança da rede conforme exigência do setor de segurança de rede do CTIC. Com quase 400 alunos na escola local, uma associação com fins econômicos (28 famílias com potencial para expansão), e um posto de saúde que depende da Internet para obter informações essenciais, e uma população em torno de 1500 habitantes, as possibilidades abertas pela rede de comunicação na localidade são evidentes.

bottom of page